segunda-feira, 4 de maio de 2009

POVO DE OGUM




O povo de Ogum, são guerreiros que vibram origináriamente só na vibração deste Orixá, diferente dos caboclos que fazem cruzamento como mesmo. São espíritos que tiveram na maioria sua ultima encarnação com guerreiros de algum povo, com os romanos, gregos, espartanos, turcos, a até guerreiros indígenas.

Esta linha vem em terra na maioria das vezes após um trabalho onde foi feito um assentamento e precisa de uma pressa para o resultado, ou para purificar o ambiente.

As entidades desta linha tem um comportamento parecido porém não igual o dos caboclos, falam pouco, pode-se dizer que quase não falam, utilizam espadas nas mãos para cortar qualquer energia negativa, teêm um postura bem ereta como um verdadeiro soldado, alguns utilizam capas e armaduras, escudos e capacetes, emquanto outros apenas uma flha de espada de São Jorge, nestes casos depende do terreiro e da entidade.Todos usam o nome com Ogum na frente pois é o patrono desta linha.
Nomes bem conhecidos das entidades desta linha: Ogum Beira-mar, Ogum Sete- Ondas, Ogum de Lei, Ogum Rompe-Mato, Ogum Yara, Ogum de Ronda, Ogum Megê, Ogum Narûe entre outros.