segunda-feira, 4 de maio de 2009

CRIANÇAS


As crianças, são entidades que alguns umbandistas chamam de "xodó" pois é uma linha aparentemente de espíritos que usam sua aparência perispiritual como se vocêm crianças, digo este aparentemente pois atrá de ações como dar uma bala, jogar guaraná no chão, essas entidades estão é trabalhando muito, ás vezes limpando o terreiro, ou curando uma pessoa.
Essas entidades despertam o nosso amor mais puro, a nossa inocência e a nossa alegria, quando baixam nos terreiros até mesmo depois de um descarrego, pega, oo desobsessão, é nítida a transmutação da energia que acontece no ambiente.
Alguns confundem a pureza de um cosminho com imaturidade, e isto está errado pois alí naquela forma tão pura que é uma criança há uma grande entidade de luz, muito sábia.
A figura de criança serve para mostrar que são seres puros, que não se prendem a coisas mundanas, como diziam nossas vós "Crianças são anjos na terra". Prova desta pureza foi o que nosso grande mestre Jesus disse "vinde a mim as crianças, pois delas serão o reino dos céus".
Não quero levantar nenhuma bandeira que deve se tratar um erê ou cosminho como um caboclo mas que devemos entender que não é porque o espírito usa a forma de criança que ele é imaturo.
Cosminhos mais conhecidos: Joãozinho, Luizinho, Zezinho, Ruizinho, Mariazinha, Terezinha, Maria Julia, Aninha entre outros.


A linha das Crianças também é chamada de linha dor Erês, alguns tratam de erê só para a linha dos Exus Mirins e Cosminhos para as crianças que trabalham na direita. É fácil detectar uma criança em terra pois algumas engatinham, chupam chupeta e tomam guaraná. Enquanto os Exus Mirins bebem coca-cola e alguns fumam cigarro.
Exus Mirinis mais conhecidos: Brasinha, Caveirinha, Veludinho, Veludinho da meia-noite, foguinho, lalu, ciganinho, ciganinha, portãozinho entre outros.

Outras crianças a serem lembradas que são um pouco diferente das demais são os índiozinhos e indiazinhas que são grandes praticantes da cura, nesta linha é conhecido os cosminhos: tupãzinho, tupizinho, tupiacanga entre outros.