segunda-feira, 4 de maio de 2009

BOIADEIROS




Os boiadeiros são entidades que em alguns terreiros são considerados uma divisão da linha dos baianos, mas aqui preferi diferenciar as duas linhas pois há alguma diferenças entre elas.


Esta linha pode-se dizer que é puramente brasileira e mosta mais uma vez a miscigenação do povo brsileiro e que na Umbanda não há preconceito. Estes espíritos tiveram a sua última passagem como mamelucos, ou seja filhos de negros com índios, suas vidas foram voltadas para o eriquecimento de nosso pais levando sua boiada de terra em terra.
Mas o que nos importa é espiritualmente o que são os Boiadeiros? São espíritos de grande força que serevem de "guarda" num rito mesmo que não esteja em terra, espiritualmente um boiadeiro sempre estará na porteira do terreiro, pois com a mesma força que leçacam bois, laçam os espíritos obsessores para que não atrapalhem as giras, diferente dos baianos o comportamento destas entidades são mais parecidos cm os caboclos. São também grandes dissipadores de energias negativas.

Alguns quando estão em terra usa laço e chapéu, nos terreirs que aceitm, bebem como os baianos.

Nomes coinhecidos desta linha: Capitão da Mata, Zé da Mata, Zé Mateiro, Laço de Fogo, Gentil Gentileiro, Sete laços entre outros.